terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cebu: O sítio onde o Magalhães e o Lapu-lapu acertaram contas

Cebu. A segunda maior cidade das Filipinas.

Cebu não tem nada de especial mas é bem mais relaxante que Manila. Tem pequenos apontamentos históricos como a cruz de Magalhães e a Basílica, uma das mais importantes nas Filipinas com a imagem do Santo Niño de Cebu. Foi em Cebu que nasceu o primeiro herói Filipino, o índio Lapu-lapu que basicamente deu cabo do Fernão Magalhães e da sua tropa. 


 A melhor praia (muito a norte de Cebu) que encontrei nesta ilha, apesar de ser de cascalho. Apesar das Filipinas serem constituídas por 7000 e tal ilhas, poucas são as que têm uma praia de sonho para grande surpresa minha. Praia de sonho tem mais que ver com o areal que nunca é muito extenso e constituído por calhaus. A água, essa é sempre quentinha e transparente e rica em vida marinha.
                                                                 O templo chinês de Cebu.
                 A Basilica Minore del Santo Niño, onde está o Santo Niño, uma imagem de eleição na devoção Filipina. O Santo Niño foi uma oferta de Fernão Magalhães aos reis locais.
 A impressionante devoção Filipina ou não tivesse lugar nas Filipinas as famosas crucificações na altura da Páscoa (que não são em Cebu).
 A cruz deixada por Fernão Magalhães e a verdadeira razão pela qual eu fui a Cebu. Magalhães apesar de morto pelo herói Filipino é também ele um herói para os Filipinos e sempre que me identificavam como Portuguesa, falavam sempre no Magalhães....logo eu tinha que ver isto! De qualquer forma esta cruz parece demasiado nova para ser de 1521....
...apesar de na placa da cruz dizer que tem embutida apenas pedaços da madeira original. Tenho dúvidas mesmo quanto à originalidade dos pedaços, de qualquer forma vale o esforço!

O forte de San Pedro, erigido por Miguel Lopéz de Legazpi e que já serviu para vários fins, inclusive zoo.


                                   O aspecto das pedras usadas na construção do forte atesta a sua origem marinha.


                                          O Lapu-lapu deu nome a um dos mais populares peixes nas Filipinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário