segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

África Minha I

Angola.


Sim, eu fui de férias para Angola. Sou das poucas pessoas que foi lá parar em lazer e não por obrigação económica e isso creio que faz toda a diferença.

Cheguei a Luanda mas os amigos que me deveriam receber estavam em Benguela...desta forma, foi um amigo dos meus amigos que gentilmente me foi buscar ao aeroporto, levando-me directamente para o jantar e para a night Angolana com um grupo só de homens. Resumindo, dormi no total umas 2 h e parti no voo de madrugada para a Catumbela. 

Mas não sei se foi da falta de sono, se foi do facto de as pessoas gritarem o nome do destino no aeroporto em vez deste estar anunciado em painéis....sei que estava já no autocarro que ia dar ao avião quando decido confirmar qual o destino do autocarro...e este era Cabinda...M-E-D-O!

Saio a correr e confirmo que o meu autocarro era o que estava mais à frente. E assim em pouco mais de 1h estava a ser recebida pelos meus amigos na Catumbela, o aeroporto que serve Benguela e o Lobito.

Os meus amigos são um casal com a versão perfeita de Angola. Ela nasceu e viveu lá até aos 16 anos, nos idos anos 70, primeiro no Lobito depois em Luanda. Ele emigrou há pouco mais de 1 ano para a terra das oportunidades na construção e apesar de recém chegado, as suas obras obrigam-no a correr o país de lés a lés. Ambos conhecem bem Angola, ambos têm a sua visão do mesmo país, do antes e do depois.

Lobito.
Apesar de perdida alguma magia devido à fraca manutenção dos edifícios, é ainda uma cidade pacata e com qualidade de vida.

Chegada à Catumbela!
A pequena sereia em versão africana, uma imagem de marca do Lobito.
 Os restos do antigo cinema Flamingo.
 A escola primária igual a tantas outras neste Portugal fora.

 Casa mais baixas e relativamente bem conservadas no Lobito.

 No calçadão.
O tradicional mercado onde se vende de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário