domingo, 15 de abril de 2012

China: A mais longa muralha

Jinshanling.

Desta vez, fui visitar o troço da Muralha de Jinshanling, a cerca de 125km a nordeste de Pequim. Este troço, com cerca de 10km, pareceu-me muito bem conservado (eu diria até demais) o que me faz pensar que já deve ter levado uns valentes retoques recentemente. 

Em 2003, estive no troço de Simatai, que me pareceu mais destruído e logo mais autêntico e  também muito mais difícil de caminhar do que este. Na altura, havia também neve o que deu uma aura especial à muralha. Os troços de Jinshanling e Simatai são apesar de tudo pegados mas desta vez não era possível passar de um troço para o outro.

Este é o teleférico que leva os preguiçosos (como eu) lá acima. Desta vez, preferi gastar as minhas energias na Muralha e não a caminho da Muralha. Confesso que não me senti muito segura porque a altura era significativa e porque nunca tenho muita fé na manutenção dos equipamentos...mas tudo correu bem! E a descida já foi feita a pé :-) 





Este lado da muralha parecia mais destruído e  mais autêntico.









                   O pormenor do caixote do lixo também em estilo Muralha para não se desenquadrar.



A Ford Transit da excursão e o pormenor do banco da Guia, ser removível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário