quinta-feira, 7 de junho de 2012

Uruguai, Colónia do Santíssimo Sacramento

Uruguai.
Colonia del Sacramento.

Esta cidade que fica a 1h de ferry boat de Buenos Aires foi fundada no séc XVII por portugueses e denominada de Colónia do Santíssimo Sacramento. O fundador, Manoel Lobo, na altura o governador do Rio de Janeiro, tinha o objectivo de estender o território brasileiro até ao Rio de la Plata para facilmente conseguir fazer contrabando para Buenos Aires. Logicamente a coroa espanhola não achou graça à ideia e desta forma esta fortificação passou os anos seguintes a ser palco de ataques e a passar das mãos portuguesas para espanholas e vice-versa. 

A fortificação voltou à posse de Portugal a partir de 1817, quando D. João VI incorporou toda a região do atual Uruguai aos domínios de Portugal, no actual Brasil. Com a Independência do Brasil em 1822, a Colónia passou a integrar os domínios do novo país até à Independência da República Oriental do Uruguai, em 1828.

Em 1995 foi considerada património da Unesco e desde aí os turistas dispararam nas visitas a esta pacata fortificação e praias circundantes. Vale a pena a visita, até porque facilmente se vai de manhã e se regressa à noite a Buenos Aires. E se puderem vão no ferry boat bom porque eu escolhi o mais barato...e pelo que constatei não havia coletes salva-vidas para todos...MEDO!





À entrada da fortaleza. O escudo português tinha sido roubado pelos argentinos e só há uns anos foi devolvido a pedido do Uruguai. 
A calle de los suspiros que era a rua das prostitutas...e os candeeiros típicos a lembrarem a fundação portuguesa da cidade.

Vista da Calle de los suspiros.
Uma das praças principais.
Na placa castanha diz que a casa é do séc XVIII e que foi recuperada pela Fundação Gulbenkian. Há um museu português interessante de se visitar com a história da fundação da cidade e detalhes da presença portuguesa no território uruguaio.
Mais um dos canhões portugueses espalhados por esse mundo fora...
Os automóveis nesta cidade quase que ainda são do tempo dos portugueses....
Chivito, prato tradicional do Uruguai, uma sandes com tudo (o que é calórico)! 
Basílica do Santíssimo Sacramento 
A outra praça onde estão as escavações que mostram as fundações de uma outra casa portuguesa (penso que seria a do governador).
As escavações e panorâmica de uma das rua típicas, empedrada e ladeada de árvores.
As casas térreas de Colónia do Sacramento

Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier e Farol. Um convento franciscano foi construído entre 1683 e 1704 , dedicado a S. Francisco Xavier. Sofreu um incêndio no final do século XVIII em que foi parcialmente destruído. Em 1857 foi levantado nas ruínas do convento um farol que ainda funciona e pode ser visitado por turistas (fonte wikipedia).

Colónia virada para o rio de la Plata




Belo vaso....
Outro potencial vaso....



Nenhum comentário:

Postar um comentário