quarta-feira, 6 de junho de 2012

O exemplo espanhol

Sempre achei que os espanhóis em termos de marketing nacional tinham as ideias mais organizadas do que nós e uma estratégia de longo prazo montada à séria. Essa ideia saiu reforçada desde que vivi em Madrid e desde que trabalhei de perto com o ICEX nas Filipinas. 

Acho interessante o facto do marketing espanhol se basear na ideia glamorosa de um país em festa, apaixonado pelas coisas boas da vida como a gastronomia, música, dança, praia ou futebol. Adoro Espanha mas não posso deixar de pensar que nós aqui mesmo ao lado temos coisas igualmente fantásticas ou até melhores, como as praias ou a gastronomia (my opinion) mas que não sabemos vender, nem nos impôr com uma imagem uniforme nos mercados internacionais.

Quando se pede para definir Espanha numa palavra anda tudo à volta do mesmo mas quando se pede o mesmo para Portugal, surgem umas 20 palavras difusas que não transmitem nenhum conhecimento concreto sobre o país. E eu já fiz este teste inúmeras vezes com os meus amigos estrangeiros e é sempre decepcionante. Para mim isso é um reflexo da falta de uma estratégia nacional criadora de uma imagem consistente ao longo do tempo.

Esta semana vi dois golpes de génio vindos de Espanha.

O primeiro foi a mudança da supertaça espanhola para solo chinês, o que é um rasgo brutal visto o futebol espanhol ser acompanhado por milhões de fãs na Ásia.

O segundo foi um vídeo gravado pelos jogadores do Real Madrid, em que cada um diz o que mais gosta de  Madrid. O site intitula-se I need Spain e passa por uma partilha de experiências dos vários visitantes de Espanha, com um claro piscar de olhos ao mercado asiático.

http://www.ineedspain.com/

Este é o vídeo que passava nos ecrãs gigantes do Rock in Rio nos intervalos dos concertos.


A questão é se os espanhóis fazem estas coisas porque é que nós não fazemos? Não temos gente que é paga para pensar nisto? Porque não pegar nos jogadores portugueses mais internacionais e pô-los num vídeo a recomendar Portugal? Porque não passar esse vídeo em mercados cruciais para o turismo português como China, Rússia, Índia, Polónia, Brasil, etc? Ou/e também usar os jogadores estrangeiros que jogam em Portugal para fazer o mesmo? Eu sei que o nosso campeonato não é tão apelativo quanto o espanhol mas por isso mesmo reformulava-se a ideia espanhola e adaptava-se às nossas limitações. Não há que inventar a roda, se funciona copia-se e adapta-se!







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