terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Banaue: Arroz aos molhos

Banaue. 300 e tal km a norte de Manila por uma estrada muito acidentada pelas montanhas.


1º desafio foi encontrar o terminal das camionetas;

2º desafio aguentar as endless horas no "Tundra Bus" até chegar perto do destino. Passei o tempo a discutir com o condutor pois ao bom estilo Filipino o ar condicionado estava a  bombar fazendo com que toda a gente estivesse a congelar.... e a minha pergunta era qual é a necessidade? E eu até tinha ido comprar uma sweatshirt de propósito para a viagem de autocarro porque já estava a prever isto, mas não foi suficiente :-(

3º desafio encontrar o jeepney que nos levaria até ao topo da montanha (Saddle), de onde iríamos a pé montanha abaixo pois os nossos terraços de arroz só assim eram acessíveis;

4º desafio arranjar espaço dentro do jeepney entre a sobrelotação de pessoas e galinhas;

5º desafio o jeepney avariou a meio da subida e tivemos que fazer o resto da subida a pé com as mochilas e sob um calor húmido infernal.

6º desafio chegar a pé à aldeola (Batad) perdida no meio dos terraços, sem electricidade e sem ligação móvel e deitarmo-nos com as galinhas (não literalmente com as galinhas mas quase...).

O grupo saído de Manila que originalmente era constituído por mim e 2 amigos Vietnamitas, aumentou para albergar também uma Australiana, um Espanhol, um Chinês e um Norueguês visto sermos todos hóspedes da mesma pensão...a única da aldeia.

As paisagens foram avassaladoras e os momentos partilhados únicos, sem dúvida um dos meus melhores momentos nas Filipinas. Toda a viagem exigiu um esforço físico enormeeeeeee, uma prova ao nível do "Biggest Loser" mas superada e sem dúvida com uns bons kgs a menos.

                      Os Ifugao, uma das tribos mais antigas das Filipinas e os criadores destes espectaculares terraços de arroz.
                                                                  Uma brincadeira antiga.
 As galinhas debaixo dos assentos do nosso jeepney, as nossas fiéis companheiras da viagem montanha acima. Dado o calor e a sobrelotação de pessoas e galinhas, eu penso que elas já iam quase em versão churrasco no final da viagem.
                                        A sobrelotação humana no interior do jeepney montanha acima. E este não tem ar condicionado, só janelas e porta abertas por onde entrava um calor húmido insuportável.
                               A sobrelotação exterior do nosso jeepney.... Assim de repente não estou nada a ver porque é que o jeepney empanou montanha acima. E este é o único jeepney diário a fazer este percurso....sorte a nossa...
                  A vista deslumbrante de quem carrega a mochila, montanha acima, sob um calor húmido e tórrido.
                     Os terraços de arroz que foram palmilhados por nós para cima e para baixo umas tantas vezes, qual carreiro de formigas.
 Uma vista dos terraços com a aldeola em baixo. A aldeola onde estávamos não era esta, a nossa ficava no topo. A pensão era do mais modesto e elementar mas com um vistão dos terraços de arroz.
 As Tappiyah Waterfalls foram um oásis no meio do calor infernal....mas foi penoso chegar lá e sair de lá...muito trabalho por um pequeno, pequeno bocadinho de céu. A sensação de estar a nadar aqui depois de todo o esforço foi única mas rapidamente desapareceu quando voltámos a subir a montanha para sair daqui.
                                                          As montanhas mágicas dos Ifugao.
                                                             Arroz aos montinhos a secar.
                    Uma camioneta típica Filipina onde todo o espaço, interior e exterior, é bastante bem aproveitado.
          Tchannananan...e agora? Como passam os dois veículos sobrelotados numa curva esburacada e à beira do precipício?  O nosso jeepney ia atrás da camioneta e até parou para podermos observar bem este momento de grande tensão e perícia.
                                                  Done! A Kristine safou-se bem e superou a prova :-)

E pronto, depois disso foi só outra noite passada no "Tundra bus" para voltar a Manila completamente de rastos :-P




Nenhum comentário:

Postar um comentário