Se é verdade que Agra tem monumentos dos mais belos do mundo, a verdade é que como cidade deixa muito a desejar pelo lixo e pela falta de planeamento urbanístico, ou seja há 2 monumentos excepcionais, o Taj Mahal e o Forte de Agra, no meio do caos.
O Taj Mahal é de facto um dos mais belos edifícios do mundo que convém visitar aos primeiros raios de sol da manhã, pela atmosfera etérea mas também porque nessa altura só deve ter 1 milhão de turistas, número que cresce exponencialmente ao passar das horas.
A entrada principal dá para o túmulo de Mumtaz Mahal, a terceira mulher do Imperador Mughal Shah Jahan que mandou construir o Taj Mahal propositadamente para este efeito fúnebre. O túmulo dela está geometricamente numa posição central e o dele foi posteriormente inserido, e que na minha opinião estragou um pouco o equilíbrio da composição mas reforça a ideia romântica da estória de base.
O Taj Mahal é património mundial da Unesco e é um exemplo da arquitectura Mughal, conjugando elementos de vários estilos arquitectónicos como o Indiano ou Persa.
A foto clássica da entrada e para se observar o elevado número de turistas que já lá estão ao abrir das portas.
Outro monumento a visitar é o Forte de Agra, onde o mesmo Imperador Mughal Shah foi preso pelo filho que lhe tomou o poder (quem precisa de inimigos com filhos destes?) e de onde, reza a lenda, assistiu à construção do seu Taj Mahal.
Seria daqui que o Imperador deposto assistiria à construção do seu Taj Mahal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário