Mumbai foi baptizado de Bom Bahai pelos Portugueses que a ofereceram em 1661 como dote a Carlos II pelo casamento com Catarina de Brangança.
Actualmente, Mumbai é a capital comercial e o reino de Bollywood, tem o dobro dos habitantes de Portugal e acho que isso diz tudo sobre a pressão nos recursos a que a cidade está sujeita. Os transportes estão apinhados, há bastante lixo acumulado e há bastante pobreza (mais de metade dos seus habitantes vivem em bairros de lata) mas a verdadeira beleza da Índia não está nas grandes cidades...
A lavandaria a céu aberto (Dhobi Ghat)
Comboios apinhados
Gateway of India e Taj Mahal Palace (o hotel onde houve o atentado em 2008)
Cadeiras para carregar quem não consegue subir até aos cave temples de Elephanta island. Esta ilha, ao largo de Mumbai, foi baptizada pelos portugueses porque havia uma rocha que lembrava a figura de um elefante. Esta rocha já não existe porque os ingleses ao tentarem removê-la, acabaram por destruí-la.
MEDO...
Dabba-Wallahs -> 5000 destes trabalhadores, muitos analfabetos, entregam diariamente cerca de 200.000 almoços. O trabalho deles é apenas o transporte destas lancheiras que passam de mão em mão, com base na leitura de um código de cores que indica a morada. A dificuldade é que a maior parte das ruas não tem nome e as portas não têm número...logo o seu standard de 1 erro por cada 6 milhões de entregas, torna-os um extraordinário exemplo mundial de six sigma.
Chhatrapati Shivaji Terminus (Victoria Terminus)
Mani Bhavan (casa onde Gandhi viveu em Mumbai)
Nenhum comentário:
Postar um comentário