sábado, 17 de março de 2012

Chile: Chegada a San Pedro de Atacama

Chile.
San Pedro de Atacama.


E foram mais 18h de autocarro a percorrer montanhas entre La Serena e Calama. Calama é a maior cidade perto de San Pedro de Atacama.

No caminho passámos por Copiapó, outra cidade mineira, e a primeira a ter caminho de ferro no Chile. Actualmente o caminho de ferro já nao funciona e a cidade é agora mais conhecida pela tragédia dos 33 mineiros que ficaram subterrados e foram resgatados. Segundo as pessoas com quem falei, estes mineiros depois dos seus 15 minutos de fama e do dinheiro ganho, basicamente nao trabalham e muitos estao psicologicamente afectados (pela tragédia e pela fama imediata) e sem grandes recursos (e sem a ajuda que o governo prometeu dar). 

A última paragem antes de Calama foi em Antofagasta, outra cidade cujo crescimento está ligado às actividades mineiras. Todo o norte do Chile está ligado às minas (cobre, prata, ouro....), a base da riqueza do país e a sua maior exportacao. A maior parte dos minerais nao sao transformados no país e a grande parte destas minas está na mao de grupos estrangeiros. 

Calama, é a última cidade antes de San Pedro de Atacama e é mais uma vez uma cidade de mineiros, povoada por casas todas iguais e a fazer lembrar os legos. Calama tem a maior mina a céu aberto de cobre. A visao da mina é impressionante, especialmente pelo tamanho e poluicao que produz.
Para além das actividades mineiras, a actividade ligada aos bordéis é também bastante forte como seria de esperar...O Lonely Planet descreve Calama como um "shithole" e realmente nao anda longe disso...

Em Calama, apanha-se outro autocarro e em menos de 2h de paisagem desértica está-se em San Pedro de Atacama. San Pedro é uma povoacao que se encontra a 2.500m e nao tem mais que 4 ou 5 ruas com casas feitas de adobe e onde o tempo parece que parou. 

Copiapó
 Calama, homenagem ao mineiro.
 Calle Caracoles, a rua principal de San Pedro de Atacama.

 A rua principal de San Pedro de Atacama.
 A caminho do mercado em San Pedro de Atacama e com visao de um dos vulcoes.
 A igreja de San Pedro de Atacama, a chuvadas que caíram 2 semanas antes fizeram alguns estragos nas casas e estradas da regiao (é que nunca, nunca chove).
 Apesar de ser uma povoacao, San Pedro de Atacama está habituado a receber imensos turistas e por isso há diversos restaurantes, hostels e operadores turísticos com actividades organizadas no Atacama (que vao desde o Chile à Bolívia, Perú e Argentina visto estes países estarem detrás das montanhas a poucos kms). É uma cidade muito barata, quer em termos de hotels, excursoes e comida.
As folhas de coca (para mascar ou para chá) que vem da Bolívia vendem-se em todo o lado para combater os efeitos da altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário