terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sri Lanka: Polonnaruwa, uma das cidades ancestrais


Polonnaruwa.
Sri Lanka.

Depois de Colombo, seguimos para Polonnaruwa, uma das cidades ancestrais do Sri Lanka, com um complexo notável de templos e complexo real (todos em ruínas). Tornou-se capital depois do declínio de Anuradhapura em 993, atingindo o apogeu no séc. XII. Hoje faz parte da lista da Unesco de património da humanidade. 

Não há auto-estradas no país, com excepção do troço Colombo-Galle (no sul) que abriu há apenas uns meses. Todos os trajectos são feitos em estradas que vão passando pelo meio das aldeias/cidades, ladeadas de pessoas, animais (vacas, cães, o ocasional elefante, etc), trotinetas e outros carros. Logo a velocidade geralmente não ultrapassa os 50km/h, o que faz com que cada percurso demore horas!!!

A condução é à inglesa e não se alugam carros mas sim carros com motorista... e depois de ver as estradas e o trânsito é realmente melhor assim. As estradas parecem um jogo de computador em que o condutor tem que constantemente desviar-se dos múltiplos obstáculos que vão aparecendo (sem os matar e sem se espetar neles). A cereja no topo do bolo era a ultrapassagem do carro que já está a ultrapassar, assim ficávamos 3 carros, lado a lado, de frente para os carros da outra faixa....MEDO...


O ocasional elefante na beira da estrada.
Visita a um parque natural. Como medir a altura da água para ver se o jeep dá para passar? Entrando nela...e os crocodilos ali por perto...
Afinal ainda dá para passar...
Águia 
Elefantes no seu habitat (chovia a potes)









 Vista para o lago, da varanda do nosso hotel.
 Water monitors (ou como quem diz lagartões, primos do dragão de Komodo) na beira da estrada



 Nas ruínas da cidade imperial (e mais uma vez chovia a potes)
 Os templos, sempre cheios de macacos





 O nosso guia, um historiador reformado que como não recebe reforma, dedica-se a fazer tours dos templos.


 Uma iguana no meio dos templos...(e eu descalça...ui)






 Foto de família
 Mais um animal exótico na beira da estrada...
Os elefantes vistos da estrada.

 Sigiriya, o rochedo onde no topo estão as ruínas de um complexo real (não cheguei a ir ao topo, não havia tempo para tudo)
 Golden Temple, em Dambulla.



Um comentário: