quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A magia dos olímpicos

Para começar há que dizer que Londres foi a única cidade a organizar 3 olímpiadas, em 1908, em 1948 e agora em 2012... e a cidade está em festa! A atmosfera em Londres e no parque olímpico é contagiante, todos participando neste mega evento da diversidade e do desporto.


Os números são impressionantes:
- Há 70.000 voluntários,
- Há 18.000 militares destacados para fazer a segurança,
-Estão acreditados 28.000 jornalistas do mundo todo,
-A cerimónia de abertura custou 27 milhões de libras,
-Os artistas que tocaram ao vivo na cerimónia de abertura não cobraram nada (se cobrassem então para quanto subiriam os 27 milhões de libras?).


A cerimónia de abertura
A cerimónia de abertura foi bastante impressionante para a maioria dos britânicos e a parte que causou mais surpresa e satisfação foi ver a rainha a entrar no jogo da representação e aparecer convincentemente ao lado de James Bond. Diz-me que inclusivamente este será o trailer do novo James bond...vamos ver! Diga-se de passagem que a imagem de tédio da rainha, a mexer nas unhas, no momento em que o estádio ovacionava a entrada da equipa britânica no estádio, também não passou despercebida.


Os voluntários
Para mim são uma das grandes forças motrizes dos olímpicos e uma das causas da magia do evento. Tenho conhecido gente que tirou férias ou outros que inclusivamente se despediram para vir trabalhar para os olímpicos. Há reformados que em vez de estarem de pantufas em casa a ver os jogos na televisão estão ali todos os dias a dar o seu melhor, cheios de entusiamo, apenas pelo prazer de participar neste evento único. Há gente que vem todos os dias de fora de Londres (ex. Oxford), gastando horas e dinheiro em combustível/parque para ser voluntário nos Olímpicos. E todos com um sorriso nos lábios felizes por pertencerem à grande família olímpica.

Aqui vão algumas estórias:

James P. - Vigário da ingreja anglicana em 3 paróquias, voluntário nos JOs. Membro de uma liga cristã de conservação ecológica com ligações à costa algarvia.

Robert M. - Tirou férias para vir trabalhar nos Jogos Olímpicos. É gestor de produto de uma empresa que vende e repara peças industriais.

Simon - Vive perto de Leeds, tirou as férias de verão e mudou-se para Londres para casa de um amigo de um amigo para poder participar nos JOs. É vendedor numa empresa de doces.

James M. - Tirou férias para trabalhar nos JO´s. Trabalha normalmente na reparação de autocarros.

Ian M. - Tirou férias para trabalhar nos JO´s. Trabalha na British Telecom como informático.

E realmente não vejo muitos outros eventos para além dos olímpicos que conseguissem mobilizar toda esta gente de forma voluntária e com tanta entrega e entusiamo. Eles são a alma dos JOs!


E por falar em entusiamo, aqui vão alguns cromos dos olímpicos....










Nenhum comentário:

Postar um comentário