sexta-feira, 16 de março de 2012

Chile: Valparaíso e Vina del Mar

Chile.
Valparaíso e Vina del Mar.


Subindo a costa norte do Chile, Valparaíso está a cerca de menos de 2h de autocarro de Santiago. A paisagem montanhosa vai ser uma tónica comum daí para norte. 

Vina del Mar e Valparaíso, sao na melhor definicao a Bela e o Monstro, separados por uma linha invisível, uma com as suas praias de areia branca e a outra com a decadencia do seu porto. 

Vina del Mar, é a cidade costeira onde a maior parte dos habitantes de Santiago tem casa na praia. Depois consoante o budget é ali ou mais ao lado, em praias mais exclusivas. Tudo está limpo e arranjado, as pessoas tem bom ar assim como os restaurantes (mais caros) e as lojas.

Valparaíso, numa primeira impressao é uma mega favela com as casas coloridas a subirem os vários morros que abrem sobre o porto. Esta cidade portuária, com prédios antigos lindos mas todos a cair, suja e cheia de graffittis funciona com vários elevadores que levam os habitantes até aos morros. O problema é que dos 15 elevadores iniciais já só funcionam uns 5. 

É vendida como "património da Unesco", título que adquiriu há pouco tempo mas que qualquer pessoa se apercebe que afinal foi só um cantinho de Valparaíso que adquiriu esse título e que esta distincao foi apenas uma forma de fazer chegar dinheiro a cidade para que esta possa comecar a ser reconstruída. A decandencia e a energia magnética do porto, dao-lhe um ar boémio e manhoso que fez com que fosse atraindo intelectuais Chilenos ao longo dos tempos, ou nao fosse o próprio Neruda ter casa aqui (e que casa!!!!).

Vista sobre Valparaíso (da janela do meu quarto - morro Artilleria).
 Vista para a avenida principal.
 Os morros de Valparaíso.
 A vista sobre o porto.
 O meu hotel, onde a ausencia de TV e o calor da noite reunia no alpendre personagens variadas tais como um interessante jornalista Americano, vencedor de um Pulitzer, ou um simpático casal de professores Austríacos.
 Um dos prédios mais giros e mais decadentes.



 Um dos elementos diferenciadores da cidade, os eléctricos...espero que seja só por isso que os Chilenos acham Valparaíso parecida com Lisboa....
O emaranhado dos fios eléctricos...
 Vista para a avenida principal e para o morro.
 Vista do porto...com um leao marinho que adormeceu e que agora tinha que esperar pela maré alta para sair dali (nao que ele estivesse com ar preocupado).
 "La Sebastiana" mais uma impressionante casa de Pablo Neruda. A casa está construída como se fosse um barco e tem uma das vistas mais impressionantes de Vale Paraíso (está no topo de um morro). Linda, linda, linda! Neruda era excentrico, cínico e bon-vivant e cheio de amigos artistas, logo as suas casas sao sítios de visita obrigatória. Fiquei com curiosidade de conhecer mais da obra do homem que adora quadros com pinturas de melancias, colecciona bares de navios, jarras coloridas, bonecas, botas, canecas e que tinha uma grande fixacao pelo mar.


 E aqui está Neruda bem perto da "Sebastiana".

Vista para o outro lado da praca.
Os elevadores grafitados (morro Artilleria).
 Perspectiva do morro Artilleria com o seu elevador.


 O relógio mais famoso de Vina del Mar, oferecido pela comunidade Suíca.
 Uma das praias de Vina del Mar.
 Vina del Mar cuja marginal lembra o Estoril, Carcavelos...

 Vista sobre Vina del Mar....totalmente diferente dos morros de Valparaíso.
 Estádio do Everton, o clube de Vina del Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário