quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Incredible India: Cochin, a rainha do mar Arábico

Cochin: Estado de Kerala


Vasco da Gama chegou à Índia em 1498, mais precisamente a Calicut relativamente perto de Cochin (a 180 Km). Aqui em Cochin, desde o início foi bem acolhido pelo Rajá local a quem protegeu dos ataques de um reino rival (de Calicut). Foi a primeira das colónias europeias em território Indiano, pertencendo aos Portugueses até 1530, altura em que o centro do império Português Indiano passou para Goa. Na memória dos locais ficaram as atrocidades lideradas por Vasco da Gama e a ideia de que os Holandeses eram bem mais pacíficos. 



Mattancherry Palace ou Dutch Palace, é um antigo palácio de construção Portuguesa oferecido ao Rajá de Kochin em 1555. Em 1663, foi alvo de obras de renovação e ampliação por parte dos Holandeses e desde então ficou conhecido por Dutch Palace. 

A igreja de São Francisco foi erigida por franciscanos Portugueses e é a igreja europeia mais antiga da Índia. Vasco da Gama morreu em Cochin em 1524 aquando da sua terceira visita à cidade e a sua sepultura original encontra-se dentro da igreja (apesar de este já ter sido transladado para Portugal no séc. XVI).


A antiga casa de Vasco da Gama, agora transformada em agência de viagens e hostel.
 Redes piscatórias, estilo chinês, aparentemente introduzidas por colonos oriundos de Macau.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Incredible India: The Backwaters of Kerala

Kerala: The Backwaters 


Em Kumarakam, a vida desliza pelos canais em vários tipos de embarcações, as mais populares são as casa-barco que se podem alugar para explorar a beleza deste sítio único.




O interior de uma casa-barco.

Nas margens, a vida continua sempre igual, uns trabalham, outros lavam roupa ou lavam-se, outros pescam e outros brincam. 





Um "pastor" a juntar um incrível número de patos.






domingo, 26 de outubro de 2014

Incredible India: Periyar, no Reino de Preste João das Índias

Periyar: Fica no estado de Kerala e é uma área protegida, em especial como reserva de tigres e elefantes. Nesta região são também populares os Spice gardens, sítios onde se cultivam inúmeras especiarias para a explosiva culinária Indiana.


Estrada a caminho de Periyar pelo meio das montanhas.

Plantações de chá nas montanhas a caminho de Periyar.

Trabalhadores a recolher as folhas de chá.

Turma feminina em dia de visita de estudo.


 Lago Periyar no Periyar National Park que é uma reserva natural. Infelizmente não vi tigres nem elefantes.
 Tête-à-tête perigoso...



Incredible India: Madurai ou Indiana Jones e o Templo Perdido

Madurai: Uma das cidades mais importantes do estado de Tamil Nadu e uma das cidades mais importantes espiritualmente para a Índia.

Palácio Thirumalai Nayakkar (séc XVII)




 Nos estados do sul da Índia, os homens vestem normalmente uma lungi que é um pedaço de tecido enrolado à cintura semelhante a uma saia.

Pelas fervilhantes ruas de Madurai.

Logo a seguir a Bollywood vem Mollywood, a indústria cinematográfica do estado de Tamil Nadu, na língua local.

Muitas mulheres para cumprir promessas, cortam os longos cabelos e vendem-nos à porta do templo principal de Madurai. Estas são as famosas extensões vendidas na Europa.

O famoso templo hindu Meenakshi Amman,centro nevrálgico de Madurai onde existe há mais de 2500 anos. É dedicado a Parvati (conhecida como Meenakshi) e ao seu companheiro Shiva (conhecido aqui como Sundareswarar). Todas as noites há um cortejo de música e fumo que acompanha Shiva (uns sapatos de ouro dentro de uma liteira) até aos aposentos de Parvati e todas a manhãs há o cortejo inverso, ou seja, o regresso de Shiva aos seus aposentos.  Esta experiência nocturna, ao estilo de Indiana Jones, é inesquecível...um templo bastante escuro, com homens de tochas, música exótica em alto volume e uma liteira com uns sapatos de ouro dentro...

Dentro do templo, durante o dia circulam elefantes, combinam-se casamentos, vende-se tudo e mais alguma coisa e faz-se qualquer tipo de trabalho têxtil ou não fosse este estado o coração têxtil da Índia.





No caminho entre Madurai e Periyar.


E o caminho era assim, uma espécie de video jogo, em especial ao atravessarem-se aldeias.