quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dallas, na terra dos cowboys

EUA
Dallas, Texas

Depois de quase um dia de comboio desde Chicago, cheguei a Dallas, o coração do Texas.

Não sou grande fã de cidades americanas e esta não é especialmente bonita. Tem um centro composto por arranha-céus como qualquer cidade americana de alguma envergadura, tem malls enormes e é conhecida como o sítio onde JFK foi assassinado. Como destaque em relação às outras cidades americanas, saliento a cultura ligada aos cavalos, gado e cowboys que me lembra de alguma forma o meu Ribatejo. 

Estabelecimento de um engraxador na estação de comboios de Dallas. Gosto do pormenor das botas de cowboy a ilustrador o preçário :-)
 A cruz no alcatrão assinala o sítio onde JFK foi assassinado ( uma das artérias principais da cidade).
 A paisagem que circunda a estrada onde JFK foi assassinado.
 Vista para estrada onde a cruz está assinalada.
 O edifício onde estava o atirador.
 Um típico sítio de transação e exposição de gado. E o vento que se fazia sentir sempre a anunciar a passagem de um furacão...
 Cowboys!
Chamar os bois pelos nomes...literalmente...
 Os currais...
 As matrículas do Lone Star State...
 Ah ah ah!
 Bovino parade! Acho que nunca vi cornos deste tamanho...IM-PRE-SSIONANTE!
 E realmente é uma característica dos bovinos do Texas...
 Como tirar uma licenciatura em Cowboy...
 À entrada do clube onde decorreu o casamento...Medo!

E para ter o verdadeiro Texas feeling há que recordar o eterno Gigante com Rock Hudson, Elisabeth Taylor e James Dean. Ou então rever a popular série Dallas que por acaso vai ter agora um remake...e sim o JR ainda é vivo! Não fui ver mas ao que sei o racho da família Ewing existe e pode ser visitado.



Madrid me mata pero me encanta!

Adoro Madrid, mais ainda desde que lá vivi. Madrid é cor, gente na rua, barulho, álcool, comida cheia de óleo, tapas, museus fabulosos, o Retiro, movida, diversão, as esplanadas da Plaza Mayor, o pôr do sol no templo de Debod, a Gran Via, a Castellana, Salamanca pija, as muitas terrazas, os cinemas Princesa, a Plaza Santa Ana, as mil lojas da Blanco, as tantas refeições no VIPS, o passeio de sábado na Fuencarral, os restaurantes da Chueca em especial o Bazaar, as copas na Plaza 2 de Mayo, Sevilla, o Sol e o Don Pepe, a Calle Montera com as suas prostitutas diurnas a segurar as árvores???, a Calle Fortuny com as suas nocturnas drag queens, a Casa de Campo com as suas prostitutas roliças em bikini no Inverno, a Calle del Carmen sempre lotada de dia e de noite, a Plaza de Oriente, a Ópera, a inolvidável Calle Zurbano com os meus priceless flatmates (que casaram!!!), Gregório Marañon e o seu Starbucks e finalmente a Calle Maria de Molina onde passei a maior parte do meu tempo.

E aqui vai a memória fotográfica de uma cidade onde gosto sempre de voltar e da qual tenho saudades!


Plaza del sol, com o mais requisitado meeting point de Madrid (el oso y el medroño). Diz que o edifício do Tio Pepe foi comprado pela Apple(?)
Um dos edifícios mais emblemáticos de Madrid, o Metropolis, by day.


E a vista para o Metropolis by night, da terraza fabulosa do hotel mesmo em frente. E aqui está uma coisa que os Madrilenos fazem bem, valorizam as suas terrazas quando a maior parte das vezes a vista até nem é grande coisa (vista para telhados não costuma estar no meu top de paisagens).
Puerta de Alcalá
Exposição de pintura no Retiro.

Um dos quadros da exposição....

Uma das minhas vistas favoritas do Retiro...e não é que há quem pague para remar???
Retiro, num recanto de Alice no País das Maravilhas.

No Retiro...até o Mickey anda deprimido com a crise espanhola...

Plaza de Espanha, com Don Quixote e Sancho Pança. O cruzamento com a Gran Via, com Princesa (com os seus cinemas em versão original e as suas lojas fantásticas) e com Templo de Debod.
Calle del Carmen, sempre cheia a qualquer hora do dia.

Chueca, um bairro cheio de restaurantes giros e cheio de diversidade.
O hotel da Plaza Santa Ana, com uma das melhores terrazas de Madrid.

Outra das minhas zonas de eleição é Casa de Campo e estou bastante curiosa para ver como vai ficar o projecto de reabilitação do Rio Manzares que em 2008 era apenas um ridículo fio de água com peixes mortos a boiar. Se ficar como está projectado, vai ser mais uma zona popular de Madrid.

E para quem quer saber mais sobre Madrid:

http://www.ineedspain.com/